MARKETING PROMOCIONAL COMO FERRAMENTA GERENCIAL PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE E A QUALIDADE EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS
Resumo
Este ensaio teórico-empírico apresenta como o conhecimento e a utilização das ferramentas do composto de marketing podem auxiliar no alcance dos objetivos organizacionais através do gerenciamento adequado do fluxo de informações na empresa. O lócus de investigação foi constituído por uma instituição de educação profissional reconhecida nacionalmente, que apesar de ter todos os seus processos padronizados e orientações específicas para cada ação, as unidades localizadas nas cidades do interior não conseguiam alcançar suas metas de produtividade devido à baixa demanda por seus serviços. Diante deste contexto, a questão que norteou o desenvolvimento da pesquisa foi verificar até que ponto o desenvolvimento de estratégias de marketing promocional poderia auxiliar na consolidação da imagem desta escola na região, facilitando o alcance dos objetivos institucionais. Para tanto, utilizou-se o método quantitativo para o levantamento de informações, cujos resultados foram apresentados através da estatística descritiva e tratados juntamente com os dados coletados através do método qualitativo, por meio da análise de conteúdo dos documentos institucionais e análise dos discursos obtidos nas entrevistas. Quanto aos fins, a pesquisa classificou-se como descritiva e intervencionista; e quanto aos meios, constituiu um estudo de caso, uma pesquisa documental e bibliográfica. Constatou-se que, quando instituições de ensino utilizam as estratégias de marketing presentes no composto promocional, os benefícios ultrapassam a otimização dos resultados organizacionais, ou seja, toda a sociedade cresce com o conhecimento que lhe é proporcionado através do marketing educacional.
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PDFDOI: 10.3895/S1808-04482010000300005
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Revista Gestão Industrial
ISSN: 1808-0448