Pesquisas de clima e endomarketing para pequenas empresas

Bárbara Welter de Abreu, Caroline Rodrigues Vaz, Mauricio Uriona Maldonado

Resumo


Este artigo teve como objetivo desenvolver uma estratégia de endomarketing para pequenas empresas do setor imobiliário. A pesquisa se caracteriza como exploratório-descritiva, através da pesquisa-ação, com utilização de um questionário estruturado adaptado do modelo de clima organizacional de Luz (2003). Os resultados apresentados nesta pesquisa foram considerados adequados e de grande valia para área imobiliária, pois permitiu medir o clima organizacional da empresa investigada. A pesquisa permitiu medir os fatores internos da empresa e não os externos, como problemas familiares. Nesta pesquisa foi possível diagnosticar os fatores críticos através do índice de favorabilidade e pelo índice potencial de melhoria. Desta maneira, a priorização da empresa esta em adotar ações de implantação no plano de carreiras e a caixa de sugestões. O endomarketing usado foi desenvolvido para melhorar a motivação dos funcionários e melhorar os indicadores identificados como negativos pela pesquisa de clima organizacional.

Palavras-chave


clima organizacional; marketing interno; pequenas empresas

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DOI: 10.3895/gi.v13n3.5663

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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