A GESTÃO DE PROJETOS SOCIAIS E A INSERÇÃO DE TÉCNICAS DO CONHECIMENTO APLICADAS A UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

Helen Fischer Günther, Luis Moretto Neto, Murialdo Loch, Nikolai Dimitrii Albuquerque

Resumo


As organizações que desenvolvem projetos sociais vêm demonstrando crescente interesse pela profissionalização e aprimoramento da gestão, freqüentemente por meio de instrumentos e metodologias adequadas e construídas para a sua realidade. Nesse contexto, o presente artigo analisa a inserção de técnicas de gestão de projetos sociais aplicada a um Sistema de Informação Gerencial (SIG), apresentando funcionalidades já existentes e utilizadas e analisando-as, bem como propondo aprimoramentos, à luz das teorias estudadas (ARMANI, 2006; BRAUM; RIBEIRO, 2008; DAFT, 1999; NONAKA; TAKEUCHI, 1997). A pesquisa é caracterizada como documental, bibliográfica, descritiva, qualitativa e estudo de caso, cuja coleta de dados ocorreu por meio da observação direta aberta e a análise pautou-se nas seguintes categorias: forma, concepção, planejamento, realização, acompanhamento e conclusão. Diante disso, pode-se inferir que o sistema Gestor Social apresenta os seguintes índices de aderência às fases da gestão de projetos sociais: Concepção – 33,33%; Planejamento – 28,57; Realização – 57,14%; Acompanhamento – 40%; e Conclusão – 50%, caracterizando-o como parcialmente aderente às necessidades de gestão de projetos sociais, sob um índice geral de 34%.


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DOI: 10.3895/S1808-04482010000100007

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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