IMPACTOS DE POLÍTICAS DE SUPRIMENTO NO DESEMPENHO DE EMPRESAS DE MÉDIO PORTE DO SETOR MOVELEIRO SOB A ÓTICA DA NETWORK THEORY

Wescley Silva Xavier, Osmar Vieira de Souza Filho, Ricardo Silveira Martins

Resumo


Esse estudo analisou as estratégias de suprimento de duas empresas de médio porte do setor moveleiro, especialmente no que se refere à gestão do relacionamento com fornecedores. A pesquisa caracteriza-se por ser um estudo multi-casos de abordagem qualitativa-descritiva, sendo utilizadas entrevistas semi-estruturadas submetidas à Análise de Conteúdo (AC). O modelo teórico da análise foi apoiado na Network Theory a partir de seus pilares básicos (atores, atividades e recursos), para a análise das estratégias utilizadas pela função compras nas empresas, para: coordenar a execução das atividades desempenhadas pelos fornecedores; combinar recursos internos com recursos externos; gerenciar projetos colaborativos entre a empresa e fornecedores; interagir com a estrutura de fornecedores. O estudo identificou que as distintas estratégias de suprimento utilizadas pelas duas empresas produzem diferentes impactos em seus desempenhos: a primeira é afetada de maneira negativa, particularmente por preterir políticas de relacionamento em detrimento de uma manutenção de poder frente aos fornecedores. Já a segunda empresa, é afetada de maneira positiva, obtendo ganhos significativos a partir de políticas de relacionamento colaborativo junto aos seus fornecedores.


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DOI: 10.3895/S1808-04482010000100003

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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