IMPACTOS DE POLÍTICAS DE SUPRIMENTO NO DESEMPENHO DE EMPRESAS DE MÉDIO PORTE DO SETOR MOVELEIRO SOB A ÓTICA DA NETWORK THEORY
Resumo
Esse estudo analisou as estratégias de suprimento de duas empresas de médio porte do setor moveleiro, especialmente no que se refere à gestão do relacionamento com fornecedores. A pesquisa caracteriza-se por ser um estudo multi-casos de abordagem qualitativa-descritiva, sendo utilizadas entrevistas semi-estruturadas submetidas à Análise de Conteúdo (AC). O modelo teórico da análise foi apoiado na Network Theory a partir de seus pilares básicos (atores, atividades e recursos), para a análise das estratégias utilizadas pela função compras nas empresas, para: coordenar a execução das atividades desempenhadas pelos fornecedores; combinar recursos internos com recursos externos; gerenciar projetos colaborativos entre a empresa e fornecedores; interagir com a estrutura de fornecedores. O estudo identificou que as distintas estratégias de suprimento utilizadas pelas duas empresas produzem diferentes impactos em seus desempenhos: a primeira é afetada de maneira negativa, particularmente por preterir políticas de relacionamento em detrimento de uma manutenção de poder frente aos fornecedores. Já a segunda empresa, é afetada de maneira positiva, obtendo ganhos significativos a partir de políticas de relacionamento colaborativo junto aos seus fornecedores.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S1808-04482010000100003
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Gestão Industrial
ISSN: 1808-0448