ELEMENTOS PRELIMINARES PARA A CONSTRUÇÃO DE MODELOS: A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Resumo
O conhecimento é, atualmente, um fator imprescindível para a sobrevivência e sucesso das organizações. Pesquisadores têm desenvolvido estudos que resultam na elaboração de conceitos, sistemas e modelos de Gestão de Conhecimento que agregam valor aos produtos e serviços oferecidos, bem como em aumentar a eficiência das organizações, tornando-as mais competitivas. Este artigo, realizado a partir de uma pesquisa de natureza exploratória, introduz a definição de Gestão do Conhecimento e pretende identificar indícios que revelem a existência de elementos que fazem parte do processo de Gestão de Conhecimento e colaborem para a melhoria da qualidade de ensino e aumento de produtividade. Também propõe investigar as características de alguns modelos de Gestão de Conhecimento no contexto acadêmico e suas peculiaridades, fazer uma análise comparativa entre alguns deles, assim como originar uma perspectiva que contribua para a criação de um novo modelo de Gestão de Conhecimento para Instituições de Ensino Superior.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S1808-04482009000300012
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Gestão Industrial
ISSN: 1808-0448