Hunger marketing um novo caminho para as empresas de smartphones, ou não? O caso Xiaomi

luciano augusto toledo, Luana Chen Chih Jun, Henrique Yudi Yassuda nishimoto, Natália correia Abreu, Vivian Damaceno Siqueira

Resumo


O presente estudo se apresenta sobre a forma de pesquisa exploratória qualitativa. É posteriormente complementado com o uso de um estudo de caso no âmbito do Hunger Marketing. Para tanto foi realizada uma pesquisa por meio de aplicação de questionários semiestruturados objetivando entender a priori: como o Hunger Marketing está a serviço de empresas manufaturadoras de telefonia móvel.  Finalmente conclui-se que o termo Hunger Marketing não é totalmente novo, visto que ele também se baseia na busca por experiências e nas necessidades dos consumidores. A principal diferença dele para o marketing experiencial é que ele cria o desejo, enquanto o marketing experiencial busca atender esse desejo. Apesar disso, ambos têm como principal objetivo satisfazer o cliente e garantir a geração de emoções e satisfação. Também se nota que a utilização desse marketing pode não gerar os resultados esperados, visto que a empresa está lidando com uma variável não controlável que é o próprio consumidor. Trabalhar as necessidades pode ser algo vantajoso e competitivo, mas deve-se tomar cuidado com relação as expectativas, já que para alguns consumidores esperar pelo produto pode ser prazeroso e interessante, enquanto que para outros pode gerar frustações e tormentos algo que limite a ação de compra.

Palavras-chave


hunger marketing; smartphones; Mercado global; China

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DOI: 10.3895/gi.v12n3.3995

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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