SISTEMA DE SUPORTE À DECISÃO PARA GESTÃO DE COMPRAS PÚBLICAS NA MODALIDADE DE REGISTRO DE PREÇOS: UM ESTUDO DE CASO DE SUPRIMENTO DE MATERIAIS NO SETOR ELÉTRICO
Resumo
A função compras é estratégica para as empresas já que pode promover redução de custos no processo de suprimento e permitir que os materiais utilizados na produção estejam sempre disponíveis no momento e em quantidade desejados. Como consequência de uma gestão de compras adequada, as empresas podem aumentar sua competitividade com essa potencial redução de custos e aumento da eficiência em seu suprimento. As empresas do setor elétrico no Brasil, em virtude da recente crise energética, dentre outros motivos, buscam redução de gastos com a geração e transmissão de energia para tornar o setor mais competitivo no país. Neste contexto, a função compras pode contribuir, sobretudo, na gestão adequada dos suprimentos nesse setor que, algumas vezes, encontra dificuldades para manter o fornecimento contínuo de energia, o que resulta em multas e perda da qualidade no serviço prestado ao consumidor. Assim, este artigo propõe um sistema de suporte à decisão para gestão de compras públicas em regime de Registro de Preços. Para tanto, utilizou-se como objeto de estudo uma empresa do setor elétrico situada no estado do Pará. O sistema proposto corresponde a um módulo computacional adicionado ao sistema usado na empresa, tendo por objetivo auxiliar o gerenciamento do ressuprimento de materiais através do controle da vigência dos processos de compras, bem como das informações pertinentes à execução de tais processos. A partir da implantação do sistema proposto na empresa estudada, foi possível observar melhorias, como a redução de tempo e custos na geração e gestão dos processos de compras.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/gi.v11n4.3034
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Gestão Industrial
ISSN: 1808-0448