METODOLOGIAS PROSPECTIVAS E O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO AUTO-REGRESSIVO PARA PREVISÃO DE DEMANDA NUMA INDÚSTRIA DE PLÁSTICO
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar duas metodologias prospectivas e suas principais aplicações. Primeiro, apresenta-se o Método DELPHI, utilizado especialmente na elaboração de políticas de inovação e em ações de gestão nos níveis macro, de governo, meso, de Instituições de Ensino e Pesquisa, e micro, de empresas, num horizonte de planejamento a longo termo. Segundo, após uma breve explanação sobre séries temporais, desenvolve-se um modelo auto-regressivo para previsão de demanda de uma indústria de plástico da Paraíba. Concluindo, avaliou-se que o modelo auto-regressivo de segunda ordem era o mais ajustado à série de dados da empresa e verificou-se ainda que a previsão de vendas, embora oscilando fortemente ao longo do tempo, estimou valores próximos à demanda real, indicando a utilidade da Metodologia de Box-Jenkins para previsões de curto prazo. Para um horizonte de planejamento em longo prazo, recomenda-se a utilização do método DELPHI.
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PDFDOI: 10.3895/S1808-04482009000100005
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Revista Gestão Industrial
ISSN: 1808-0448