METODOLOGIAS PROSPECTIVAS E O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO AUTO-REGRESSIVO PARA PREVISÃO DE DEMANDA NUMA INDÚSTRIA DE PLÁSTICO

Márcio Botelho da Fonseca Lima, Luiz Bueno da Silva, Ildo Fernandes Gomes

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar duas metodologias prospectivas e suas principais aplicações. Primeiro, apresenta-se o Método DELPHI, utilizado especialmente na elaboração de políticas de inovação e em ações de gestão nos níveis macro, de governo, meso, de Instituições de Ensino e Pesquisa, e micro, de empresas, num horizonte de planejamento a longo termo. Segundo, após uma breve explanação sobre séries temporais, desenvolve-se um modelo auto-regressivo para previsão de demanda de uma indústria de plástico da Paraíba. Concluindo, avaliou-se que o modelo auto-regressivo de segunda ordem era o mais ajustado à série de dados da empresa e verificou-se ainda que a previsão de vendas, embora oscilando fortemente ao longo do tempo, estimou valores próximos à demanda real, indicando a utilidade da Metodologia de Box-Jenkins para previsões de curto prazo. Para um horizonte de planejamento em longo prazo, recomenda-se a utilização do método DELPHI.

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DOI: 10.3895/S1808-04482009000100005

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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