UTILIZAÇÃO DA PSICOMETRIA PARA AVALIAR A QUALIDADE DO SERVIÇO DE TRANSPORTE: UM ESTUDO DE CASO
Resumo
Este trabalho tem por objetivo utilizar a psicometria como ferramenta para medir o nível de satisfação dos usuários de transporte urbano em relação à qualidade do sistema de transporte público urbano por ônibus. O estudo foi aplicado no município de Maringá – PR. Os atributos avaliados foram: acessibilidade, tempo de viagem, lotação, pontualidade, sistema de informação, características dos veículos, comportamentos dos funcionários, segurança, confiabilidade, características das paradas de ônibus e satisfação geral e nos horários de pico. O instrumento de medida utilizado foi um questionário validado psicometricamente composto por 19 itens que avaliaram os atributos já citados, também foram coletados dados sobre sexo e renda da amostra. A análise de dados foi realizada através de técnicas psicométricas e da estatística descritiva. O atributo que gera maior satisfação é a acessibilidade ao sistema de transporte público, o que gera maior insatisfação é em relação à lotação. A análise psicométrica indica que os itens podem ser agrupados em oito fatores, os quais explicam 68,77% da variância. O Alfa de Cronbach é de 0,86 o que indica que o questionário apresenta consistência interna aceitável, ou seja, ele realmente mede o que se pretende medir, isso torna a pesquisa fidedigna.Conclui-se que este estudo contribui para conhecer as atitudes e a avaliação da população frente ao sistema de transporte local e para contribuir na disseminação de uma gestão mais eficiente. A metodologia proposta também pode ser utilizada em outros tipos de estudos que visam medir o nível de satisfação.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S1808-04482013000200007
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Gestão Industrial
ISSN: 1808-0448