Proposta de modelo de avaliação e diagnóstico de níveis de maturidade em gestão do conhecimento em instituições de ensino superior
Resumo
Uma das características da sociedade do conhecimento é a busca constante pela inovação, produtividade e competitividade sustentável, fazendo uso do conhecimento disponível. Este artigo apresenta proposta de modelo de avaliação para diagnosticar os níveis de maturidade em Gestão do Conhecimento (GC) em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas. Sua construção foi baseada em 15 artigos que criaram modelos de avaliação de nível de maturidade em GC. Embora os processos de conhecimento serem abrangentes e complexos, este estudo demonstra que é possível, através da utilização de modelo de diagnóstico, contribuir com a melhoria contínua destes processos por meio da identificação dos pontos fortes e fracos que são percebidos em oito dimensões organizacionais: Liderança, Processo, Pessoas, Tecnologia, Processos de conhecimento, Aprendizagem e inovação, Resultados da gestão do conhecimento (GC) e Inovação na educaçã.
Palavras-chave
gestão do conhecimento; níveis de maturidade em gestão do conhecimento; modelo de maturidade em gestão do conhecimento; gestão universitária; indicadores de maturidade;
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/gi.v16n4.11668
Direitos autorais 2020 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Gestão Industrial
ISSN: 1808-0448