Capacitação dos professores: estudo de caso em um colégio estadual da cidade de Umuarama

Silvana de Oliveira Marin, Ricardo dos Santos

Resumo


As capacitações ofertadas aos professores de um Colégio Estadual da cidade de Umuarama, foram analisadas visando apurar sua eficácia dentro do programa de educação continuada oferecido pelo Governo do Estado do Paraná.Os professores da rede estadual de ensino devem estar aptos para garantir a melhor aplicação dos conteúdos em sala de aula e para tanto, constantemente são submetidos a capacitações propostas nos programas de educação continuada. Estas estratégias de desenvolvimento de pessoas, são organizadas em todo o Estado, sendo que o gerenciamento das necessidades de treinamento, elaboração, execução e avaliação de programas de treinamento, capacitação e desenvolvimento são executados pela Secretaria de Estado da Educação, disponibilizados via internet e disseminados através de cada colégio ou escola, que fica encarregada da parte operacional, ou seja, da execução in loco da capacitação. O resultado de toda esta ação, é sem dúvida, considerada boa de modo geral, pois independente do vínculo profissional, existe a oportunidade de participar do programa.


Palavras-chave


professores; avaliação; treinamento; qualificação

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/recit.v8.n22.7397

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr