Qualidade do ensino público na região oeste do Paraná: uma análise exploratória e comparativa segundo os principais núcleos

Jessica Berta, Neusa Idick Scherpinski

Resumo


Este estudo faz uma análise exploratória e comparativa de notas obtidas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2013 pelos alunos que frequentaram a 8ª série(9ºano) dos colégios estaduais dos principais núcleos regionais de educação da região oeste do Paraná, enfatizando a qualidade do ensino público, que é representada por indicadores de qualidade que analisam as frequências e as notas das avaliações realizadas por esses alunos. Essa média foi comparada com a ineficiência da educação brasileira. Para análise de dados foram utilizados as notas obtidas pelos colégios dos principais núcleos de educação da região oeste do PR, seguido de histogramas, Boxplot e análise descritiva que graficamente apresentam as médias obtidas pelos colégios, fazendo as devidas comparações entre si, em seguida apresenta testes de comparações de médias analisados segundo Tukey e Fisher, que de modo geral os testes apontaram para diferenças significativas nos índices dos núcleos, a variação de desempenho do IDEB depende da posição geográfica.


Palavras-chave


Educação; Avaliação; Qualidade

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DOI: 10.3895/recit.v8.n18.5106

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