A importância da leitura e da literatura na prática de ensino

Laís Antunes Barbosa, Nelson dos Santos

Resumo


Esta pesquisa, que é de caráter bibliográfico, faz uma reflexão a respeito do que pensam os principais teóricos e estudiosos sobre a contribuição da Literatura Infantil na formação dos alunos dos anos iniciais e destaca a importância da criação do hábito de ler desde muito cedo. Buscou-se, neste trabalho, através de diversos textos estudados, uma melhor compreensão de como acontece esse despertar do gosto pela leitura por parte do aluno. Dessa forma, verificou-se, após a realização da presente pesquisa, que a leitura é de suma importância para o aprendizado, pois leva o leitor ao conhecimento científico e ao conhecimento de mundo. A escola tem papel importante no que tange ao incentivo dos alunos ao hábito de ler e de ouvir histórias. Por outro lado, a leitura de obras literárias faz com que o aluno aguce seu espírito criador e, além disso, contribui para a ampliação do seu conhecimento de mundo e para a formação da sua consciência cidadã. Deste modo, o trabalho com o texto literário em sala de aula deve ser feito de tal forma que propicie ao aluno o alcance de tais benefícios.


Palavras-chave


Leitura; Literatura Infantil; Ensino-aprendizagem.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/recit.v8.n22.4822

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr