Considerações acerca da afetividade na relação professor-aluno nas séries iniciais do ensino fundamental

Suzana de Fátima Rovaris, Kátia Cardoso Campos Simonetto

Resumo


Este artigo se constitui em trabalho de conclusão do curso, e teve como objetivo principal dissertar sobre a importância da afetividade na construção do conhecimento por meio da relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem, a metodologia utilizada constitui-se de pesquisa bibliográfica acerca do tema, e pesquisa de campo, com a aplicação de um questionário, contendo seis questões semiestruturadas e abertas para quatro educadores de uma escola do campo da cidade de São Miguel do Iguaçu. Destaca-se de acordo com os autores estudados, que a afetividade está diretamente interligada com osprocessos cognitivos dos estudantes, visto que ocorre de forma significativa quando realizada em um ambiente afetivo na relação aluno-professor. Ressalta-se que a afetividade na escola e em outras esferas sociais faz parte de um processo contínuo de desenvolvimento do caráter e da formação pessoal de cada indivíduo.É essencial que o professor conheça o educando para que possa intervir da melhor maneira orientando o aprendizado, pois a educação vista como mediadora e integradora do sujeito ao universo orienta ao comprometimento dos professores e em seu sentido latu com a cidadania, na qualconstata-se que a afetividade é o fio condutor para a garantia de uma educação qualificada que agregue o comportamento essencialmente humano. Pretende-se com este estudo contribuir para novas pesquisas sobre o assunto.


Palavras-chave


Educadores; Afeto; Crianças; Ensino-aprendizagem

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DOI: 10.3895/recit.v8.n22.4820

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