Importância da atividade física para a saúde segundo usuários de uma unidade básica de saúde

Eduardo Ribes Kohn, Vitor Häfele, Fernando Vinholes Siqueira

Resumo


OBJETIVO: Descrever a opinião dos usuários de uma unidade básica de saúde da cidade de Pelotas/RS, sobre a importância da atividade física para a manutenção da saúde.

MÉTODOS: Estudo de delineamento transversal, com usuários da Unidade Básica de Saúde Areal Leste da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS. Foram entrevistados em uma semana típica de atendimento todos os usuários da unidade básica de saúde com idade igual ou superior a 18 anos. Todos os participantes responderam um instrumento previamente estruturado com questões relacionadas a variáveis econômicas, sociodemográficas, de comportamento e de saúde. O desfecho importância dada à atividade física foi operacionalizado pela pergunta: Qual a importância que o Senhor (Sra.) dá à atividade física para a manutenção da sua saúde? (Pouca importância ou muita importância). Foi realizada análise ajustada através da regressão de Poisson.

RESULTADOS: Um total de 183 pessoas foram entrevistadas, sendo que 87,4% da amostra atribuiu muita importância à atividade física. Ainda, apresentaram maior probabilidade de considerar a atividade física importante para manutenção da saúde os indivíduos que receberam aconselhamento para a prática de atividade física e os sujeitos considerados ativos.

CONCLUSÕES: Os usuários da Unidade Básica de Saúde Areal Leste consideram a atividade física como sendo muito importante para manter a saúde.


Palavras-chave


Atividade motora; Atenção primária à saúde; Adultos.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v11n2.9930

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr