Avaliação da prevalência de distúrbios osteomusculares e possíveis fatores associados em funcionários de uma empresa multinacional

Heitor Siqueira Ribeiro, Aparecido Pimentel Ferreira, Bibiano Madrid

Resumo


OBJETIVO: Verificar os possíveis fatores que influenciam a prevalência de distúrbios osteomusculares (DOs) em funcionários de uma empresa multinacional, considerando as variáveis níveis de atividade física (NAFs), condição socioeconômica (CS), estresse percebido (EP).

MÉTODOS: Foram avaliados os NAFs, CS, EP e DOs em funcionários de uma empresa multinacional em Palmas/TO. O estudo foi composto por uma população de 55 funcionários, obtendo amostra final de 26 participantes. Os instrumentos utilizados durante o estudo foram o International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) – versão curta; o Questionário de Critério de Classificação Socioeconômica; a Escala de Percepção de Stress (EPS-10); e, o Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares (QNSO). Os dados foram apresentados em média, desvio padrão e porcentagem. Para análise de correlação foi utilizado o teste de correlação de Spearman. Com a amostra estratificada, aplicou-se o teste de Wilcoxon-Mann-Whitney para as variáveis que não apresentaram normalidade, e o teste t de Student para amostras independentes nas variáveis que apresentaram normalidade.

RESULTADOS: Em relação aos NAFs, foi encontrado 23,0% como muito ativos, 30,8% ativos, 30,8% insuficientemente ativos e 15,4% sedentários, já para o EP foi obtida média de 17,3 (±5,4), tratando-se de DOs foi verificado maiores prevalências nas regiões cervical (50,0%) e região lombar (42,3%) e para a CS a categoria B2 obteve 34,6%. Somente as características socioeconômicas e o EP se correlacionaram significativamente (r=39).

CONCLUSÕES: Indivíduos mais ativos, com melhor CS e menor EP apresentam menor tendência para prevalência de DOs.


Palavras-chave


Distúrbios osteomusculares; Níveis de atividade física; Estresse percebido; Condição socioeconômica.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v10n3.8115

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr