A (in)satisfação da imagem corporal e aptidão física em escolares do primeiro ciclo estudantil
Resumo
OBJETIVO: Verificar os níveis de aptidão física e a percepção da imagem corporal em escolares, investigando se existe possíveis associações entre essas variáveis.
MÉTODOS: Participaram do estudo 364 escolares das séries iniciais do ensino fundamental, de ambos os sexos (9,20 anos ±0,82). Para a verificação da aptidão física foi utilizado a bateria de testes Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR) e para o inquérito da imagem corporal a escala de silhuetas para crianças. Os resultados foram descritos em mediana, intervalo interquartil, frequência absoluta e relativa, sendo analisados pelos testes de Mann-Whitney para amostras independentes e associação de qui-quadrado.
RESULTADOS: Os dados indicaram baixa aptidão física, tanto para o contexto de saúde como para o desempenho motor em ambos os sexos. A percepção da imagem corporal revelou que a maioria das crianças está insatisfeita por excesso de peso. Todavia, quando isso é relativizado por sexo, os meninos desejam engordar e as meninas emagrecer. Foram verificadas associações significativas entre a imagem corporal com índice de massa corporal (IMC), resistência muscular localizada e aptidão cardiorrespiratória.
CONCLUSÕES: Escolares da rede pública das séries iniciais do ensino fundamental podem apresentar quadros de insuficiência na aptidão física e insatisfação com a imagem corporal, estando essas variáveis associadas ou não.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbqv.v9n2.5257
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.