Análise da influência do tempo de prática de diferentes exercícios físicos nas variáveis saúde e qualidade de vida

Isabelle da Silva Passos, Claudio Joaquim Borba-Pinheiro

Resumo


OBJETIVO: Comparar e correlacionar o tempo de prática (TP), o nível de atividade física (AF), índice de massa corporal (IMC) e qualidade de vida (QV) de mulheres idosas que praticavam diferentes modalidades de exercícios.

MÉTODOS: A amostra foi composta de 48 idosas que praticavam exercícios: hidroginástica (n=15; 69,4±5,4 anos); ginástica aeróbica (n=15; 64,6±7,9 anos) e treinamento resistido (TR) (n=18; 64,1±7,6 anos). Realizou-se avaliações antropométricas e aplicação dos questionários International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) para o nível de AF e SF- 36 para a QV. A ANOVA one-way ou Kruskal-Wallis, além da matriz de correlação de Pearson foram usadas para análise estatística.

RESULTADOS: Para IMC, nível de AF e QV não houve diferença (p<0,05) entre os grupos. Para TP, os grupos hidroginástica e ginástica foram diferentes (p<0,05) em relação ao TR. Houve correlação estatística para TP vs. frequência de caminhar/semana (r=0,55; p=0,03) e TP vs. frequência de atividade vigorosa/semana (r=0,57; p=0,03) no grupo hidroginástica, onde esta última correlação também ocorreu no grupo de ginástica (r=0,62; p=0,03).

CONCLUSÃO: Os grupos hidroginástica e ginástica tiveram mais TP comparado ao TR, porém para IMC e QV nenhuma correlação ou diferença (p<0,05) foi evidenciada. Embora, haja associações com o nível de AF, não é possível afirmar que o TP de exercício determinou os melhores resultados ou associações para IMC e para QV


Palavras-chave


Envelhecimento; Mulheres; Exercícios; Saúde; Qualidade de vida

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v8n2.3831

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr