Promoção do cuidado integral e qualidade de vida da pessoa idosa: perspectivas diagnósticas de demência vascular no Sistema Único de Saúde
Resumo
OBJETIVO: Descrever o processo diagnóstico no Sistema Único de Saúde com base na literatura científica, com enfoque na promoção de cuidados para pacientes com Demência vascular.
MÉTODOS: Foi realizada uma pesquisa descritiva e de caráter qualitativo, por meio de uma revisão de literatura narrativa. Os materiais foram captados nas plataformas SciELO e LILACS, utilizando os descritores Demência vascular, Sistema Único de Saúde e Idoso, de forma separada e combinada.
RESULTADOS: A falta de protocolos no Sistema Único de Saúde que considerem as especificidades das Demências vasculares ocasiona, por vezes, dificuldades na promoção de cuidados em saúde e na assistência, mesmo com a ampliação do fomento de discussões acerca dessa temática.
CONCLUSÕES: Os achados denotam a relevância de reconhecer as especificidades presentes nos quadros de Demência Vascular e, por meio da criação de protocolos embasados nas premissas do Sistema Único de Saúde, promover melhorias na qualidade de vida dos indivíduos.Palavras-chave
DOI: 10.3895/rbqv.v17n0.20439
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 CC-BY

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.