Percepção de acadêmicos de medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte sobre saúde e qualidade de vida

Letícia Amanda Elsenbach, Ana Beatriz da Silva, José Edvan de Souza Júnior, Jose Antonio da Silva Junior, Ellany Gurgel Cosme do Nascimento

Resumo


OBJETIVO: Avaliar a percepção de estudantes do curso de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte sobre saúde e qualidade de vida.

MÉTODOS: Estudo transversal, de abordagem quantitativa, realizado por meio da aplicação de questionários sociodemográfico e VERAS-q a 182 estudantes matriculados entre o 2º e o 12º semestre da graduação em Medicina.

RESULTADOS: Os dados indicaram que estudantes dos semestres mais avançados apresentaram melhor percepção de qualidade de vida em comparação aos dos semestres iniciais. O domínio Uso do tempo obteve o menor escore médio, e estudantes do gênero feminino apresentaram escores inferiores no domínio Psicológico, apontando para a necessidade de ações institucionais que favoreçam melhor vivência acadêmica.

CONCLUSÕES: Os estudantes avaliados apresentaram comprometimentos na qualidade de vida, especialmente nos domínios Psicológico e Uso do tempo. Os achados reforçam a importância de estratégias institucionais voltadas ao suporte emocional, à melhoria das condições de ensino e ao equilíbrio entre as demandas acadêmicas e o bem-estar dos discentes.

Palavras-chave


saúde mental; qualidade de vida; estudantes de medicina.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v17n0.20101

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr