Percepção de acadêmicos de medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte sobre saúde e qualidade de vida
Resumo
OBJETIVO: Avaliar a percepção de estudantes do curso de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte sobre saúde e qualidade de vida.
MÉTODOS: Estudo transversal, de abordagem quantitativa, realizado por meio da aplicação de questionários sociodemográfico e VERAS-q a 182 estudantes matriculados entre o 2º e o 12º semestre da graduação em Medicina.
RESULTADOS: Os dados indicaram que estudantes dos semestres mais avançados apresentaram melhor percepção de qualidade de vida em comparação aos dos semestres iniciais. O domínio Uso do tempo obteve o menor escore médio, e estudantes do gênero feminino apresentaram escores inferiores no domínio Psicológico, apontando para a necessidade de ações institucionais que favoreçam melhor vivência acadêmica.
CONCLUSÕES: Os estudantes avaliados apresentaram comprometimentos na qualidade de vida, especialmente nos domínios Psicológico e Uso do tempo. Os achados reforçam a importância de estratégias institucionais voltadas ao suporte emocional, à melhoria das condições de ensino e ao equilíbrio entre as demandas acadêmicas e o bem-estar dos discentes.Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/rbqv.v17n0.20101
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