Avaliação da qualidade de vida, nível de Burnout e enfrentamento do estresse no trabalho de agentes comunitários de uma unidade de Programa de Saúde da Família no município de Piracicaba/SP

Paigy Costa, Silvia Belissa Ferrareto, Gislaine Cecília de Oliveira Cerveny

Resumo


OBJETIVO: Avaliar a qualidade de vida, o nível Burnout e as estratégias de enfrentamento do estresse de agentes comunitários de saúde (ACSs), e possível correlação entre as variáveis.

MÉTODOS: Estudo transversal descritivo. O estudo foi composto por seis ACSs de uma unidade do Programa de Saúde da Família e a avaliação feita através da aplicação de três questionários. Para avaliar a qualidade de vida, foi aplicado o Questionário de WHOQOL–bref e para o nível de Burnout, o questionário de Jibeli (2009). Para avaliar as estratégias de enfrentamento do estresse utilizadas pelos ACSs, foi aplicada a Escala de Coping Ocupacional. Por fim, foi realizada a correlação entre os quatro componentes da qualidade de vida, o nível de Burnout e os três fatores de enfrentamento do estresse, por meio do teste de correlação de Spearman (p<0,05).

RESULTADOS: Entre os resultados referentes à qualidade de vida dos agentes, o domínio social obteve o maior resultado entre os quatro componentes, seguido pelos domínios psicológico, físico e meio ambiente. A maioria dos ACSs apresentou um nível de Burnout considerável (quatro agentes com nível Burnout considerável e dois com Burnout em instalação). Entre as estratégias de enfretamento do estresse, o fator controle foi a mais utilizada, seguidos pelos fatores esquiva e manejo de sintomas. Entre as variáveis dos questionários, o fator esquiva (Coping ocupacional) e o domínio psicológico (Qualidade de vida) apresentaram correlação forte (0,882; p=0,020), assim como o domínio social (Qualidade de vida) e o domínio psicológico (Qualidade de vida) (0,925; p=0,008) e o domínio físico (Qualidade de vida) com o domínio ambiente (Qualidade de vida) (0,851; p=0,032).

CONCLUSÃO: Não foi observada a correlação entre estresse e possíveis alterações na qualidade de vida e fatores de enfrentamento, mas foram encontradas influências entre técnicas de enfrentamento do estresse e alterações da qualidade de vida.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S2175-08582014000300002

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr