Qualidade de vida e felicidade no trabalho: uma análise bibliométrica

Juliana Moletta, Luiz Alberto Pilatti

Resumo


OBJETIVO: Identificar tendências e enfoques predominantes na pesquisa científica sobre felicidade no trabalho e qualidade de vida.

MÉTODOS: Este estudo emprega a bibliometria. As etapas da construção do estudo foram: seleção de palavras-chave relevantes; filtragem e exclusão de documentos não pertinentes; análise bibliométrica detalhada utilizando o software Vosviewer para criar mapas de coautoria e coocorrência; e, análise teórica dos artigos mais influentes para entender as perspectivas predominantes na literatura.

RESULTADOS: Foi identificado aumento significativo no número de publicações a partir de 2012. Estados Unidos, Inglaterra, China, Índia, Canadá, Alemanha e Espanha se destacam em relação ao número de documentos publicados de acordo com a temática. No mapa de coocorrência de palavras-chave, percebe-se que os conceitos estão inter-relacionados, mas há uma lacuna a ser explorada devido ao distanciamento identificado entre as palavras. Os periódicos com mais documentos apresentam percentil da Scopus acima de 95%.

CONCLUSÕES: Este estudo bibliométrico identificou crescente ênfase na interação entre felicidade no trabalho e qualidade de vida, destacando a necessidade de abordagens interdisciplinares para compreender e promover o bem-estar no ambiente laboral.

Palavras-chave


Felicidade no trabalho; qualidade de vida; gestão de pessoas; bem-estar.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v16n0.18488

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr