Comparação da qualidade de vida entre indivíduos praticantes do método Pilates e sedentários acometidos pela COVID-19

Jheine Pedroso Cemin, Leonardo Saraiva, Matheus Santos Gomes Jorge

Resumo


OBJETIVO: Comparar a qualidade de vida de indivíduos praticantes de Pilates e sedentários após infecção por SARS-CoV-2.

MÉTODOS: Estudo observacional do tipo caso-controle. Sessenta e oito indivíduos acometidos pela COVID-19 (34 praticantes do Método Pilates e 34 sedentários) responderam a um questionário online desenvolvido na plataforma Google Forms. Os participantes responderam a uma avaliação de anamnese para coletar dados sociodemográficos e clínicos, além do questionário Medical Outcomes Study 36-Item Short-Form Health Survey (SF-36) para avaliar a qualidade de vida. As características dos participantes foram analisadas por meio de estatística descritiva, utilizando-se o teste t de amostras independentes e o teste qui-quadrado para comparar as variáveis numéricas e categóricas, respectivamente, entre os grupos. O nível de significância adotado foi de 5%.

RESULTADOS: A média de idade geral foi de 34,66±12,78 anos, e a amostra foi composta majoritariamente por mulheres (97,1%). A maioria dos indivíduos sedentários não possuía ensino superior (80,0%), apresentava maior prevalência de obesidade (100,0%) e de insônia (88,9%). Em relação à qualidade de vida, os praticantes de Pilates apresentaram maiores escores em todos os domínios do questionário SF-36 em comparação aos sedentários. As maiores diferenças foram observadas nos domínios Limitação por Aspectos Emocionais, Limitação por Aspectos Físicos, Dor, Capacidade Funcional, Estado Geral de Saúde, Aspectos Sociais, Vitalidade e Saúde Mental, respectivamente (p<0,05).

CONCLUSÕES: A prática do Pilates está associada a uma melhor qualidade de vida em comparação ao sedentarismo em indivíduos acometidos pela COVID-19, abrangendo aspectos físicos, psicológicos, sociais e ambientais. Esses achados ressaltam a importância da atividade física, particularmente do Pilates, como intervenção terapêutica eficaz para promover a saúde e o bem-estar dessa população.

Palavras-chave


COVID-19; técnicas de exercício e de movimento; qualidade de vida; comportamento sedentário; exercício físico.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v16n0.18353

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr