O uso de fios de polidioxanona na harmonização orofacial
Resumo
OBJETIVO: Identificar as principais propriedades dos fios de polidioxanona (PDO) disponíveis, suas indicações, limitações e complicações relatadas na literatura.
MÉTODOS: Para a revisão de literatura narrativa, foram utilizadas as bases de dados PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foram selecionados artigos publicados em inglês, no período de 2017 a 2022, utilizando-se os termos Polydioxanone e Thread como chaves de busca. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 25 artigos foram selecionados para o estudo.
RESULTADOS: Constatou-se que o lifting facial com fios absorvíveis de PDO é um procedimento minimamente invasivo, caracterizado por baixas taxas de complicações. Dentre as propriedades vantajosas dos fios de PDO, destacam-se sua biodegradabilidade e biocompatibilidade, além de um processo de degradação relativamente lento. Outras características positivas observadas incluem o curto tempo cirúrgico, o efeito temporário do procedimento e a possibilidade de realização sob anestesia local.
CONCLUSÕES: O fio de PDO, biocompatível e estimulante de colágeno, oferece boa resistência à tração, sendo promissor para harmonização orofacial. Indicado para pacientes com ptose leve a moderada ou paralisia facial que buscam simetria, não é adequado para aqueles que esperam resultados permanentes ou têm expectativas irrealistas. Complicações possíveis incluem edema, hematomas, equimoses, ondulações e assimetrias, que, embora não graves, devem ser informadas antes do procedimento.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbqv.v16n0.18224
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.