A Síndrome de Burnout e os níveis de atividade física em policiais militares ambientais de Alagoas, Brasil

Diogo Ferreira da Rocha, Jorge Lopes Cavalcante Neto

Resumo


OBJETIVO: Verificar a relação entre a Síndrome de Burnout e os níveis de atividade física de policiais militares ambientais do Estado de Alagoas.

MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo, realizado no Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Alagoas, com 30 policiais de ambos os sexos. Aplicou-se um questionário sociodemográfico, o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) e o Inventário de Maslach para avaliação de Burnout (MBI). Utilizou-se a estatística descritiva, Odds Ratio (OR) bruto e ajustado com intervalo de confiança (IC) de 95%.

RESULTADOS: Houve um predomínio de indivíduos do sexo masculino, uma frequência superior de militares com carga horária semanal acima de 40 horas semanais, além de que a maioria (66,7%) afirmou que a profissão de policial interfere em suas vidas pessoais. Na análise sobre a Síndrome de Burnout, entre as três fases (exaustão emocional, despersonalização e a satisfação com o trabalho), houve um maior escore para exaustão emocional (M=21,20±6,44DP), que indica altos índices de fadiga. Apesar de exercerem mais de uma atividade laboral, os dados do IPAQ revelou que 60% dos militares foram enquadrados como ativos, o que pode ter uma relação com a não detecção da Síndrome de Burnout. Contudo, não foram encontradas associações significativas das variáveis de estudo com a utilização do OR.

CONCLUSÕES: Não foram evidenciados possíveis casos da Síndrome de Burnout entre os sujeitos investigados. A maioria dos policiais foi classificada como fisicamente ativos, enquanto que os mesmos evidenciaram que há uma necessidade urgente de melhorias nas condições de trabalho oferecidas no serviço militar, o que implicaria diretamente na melhoria da saúde e qualidade de vida desses militares.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S2175-08582014000100004

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr