Impactos da cirurgia bariátrica na qualidade de vida do paciente com hipertensão arterial

Dora de Castro Agulhon Segura, Juliana Marcusso Rodrigues, Marcelle Luana Quadros da Cruz, Heloisa Leal de Sousa, Maurício Silva dos Santos

Resumo


OBJETIVO: Analisar o impacto do emagrecimento, alcançado por meio da cirurgia bariátrica, na gestão da hipertensão arterial e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

MÉTODOS: Realizou-se um estudo descritivo transversal com adultos de 23 a 59 anos, de ambos os gêneros, que passaram por gastroplastia em Y de Roux. Eles responderam a um questionário estruturado abrangendo identificação pessoal, dados sociodemográficos, estatura, peso antes e depois da cirurgia, menor peso atingido, reganho de peso, acompanhamento profissional, atividade física, comorbidades, evolução da hipertensão arterial e uso de medicamentos, além do questionário simplificado BAROS para avaliar a qualidade de vida.

RESULTADOS: Dos 73 participantes, a maioria era feminina (61; 83,56%) e hipertensa antes da cirurgia (43; 58,90%). Observou-se redução do IMC de 42,22 kg/m² para 25,31 kg/m² e melhora significativa nos parâmetros da hipertensão arterial. Entre eles, 30 (69,77%) tiveram a comorbidade resolvida e 13 (30,23%) reduziram a dose medicamentosa. Além disso, 72 (98,63%) relataram melhora considerável na qualidade de vida, incluindo capacidade física, relacionamento social, trabalho, interesse sexual e bem-estar.

CONCLUSÕES: A cirurgia bariátrica resultou na normalização dos níveis de pressão arterial na maioria dos participantes. Nos demais casos, houve progressão no tratamento da hipertensão, com diminuição da medicação necessária para manter uma boa qualidade de vida.


Palavras-chave


Obesidade; cirurgia bariátrica; hipertensão arterial; qualidade de vida.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v16n0.17932

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr