Caracterização de mulheres climatéricas com Diabetes Mellitus Tipo II quanto ao comportamento de autocuidado
Resumo
OBJETIVO: Caracterizar mulheres climatéricas portadoras de Diabetes Mellitus (DM) Tipo II, assistidas por Unidades Básicas de Saúde de Montes Claros, quanto ao comportamento de autocuidado.
MÉTODOS: Trata-se de um estudo quantitativo, do tipo transversal, realizado com uma amostra de 96 mulheres climatéricas, entre 40 e 65 anos, que responderam formulário sociodemográfico, clínico e questionário para avaliar o autocuidado com o DM Tipo II.
RESULTADOS: Pode-se observar maior prevalência de indivíduos com idade entre 59 a 65 anos, de cor da pele parda, com renda familiar de 1 a 2 salários mínimos, não praticantes de atividade física, não fumantes e hipertensas. Em relação ao índice de massa corporal (IMC) houve prevalência do sobrepeso, e quanto à circunferência abdominal (CA), a maioria apresentou risco muito aumentado para doenças cardiovasculares e hipertensão arterial sistêmica. Quanto à avaliação de autocuidado, houve pouca aderência das mulheres para os itens 'avaliou açúcar do sangue o número de vezes que o médico recomendou', 'avaliou açúcar do sangue' e 'realizou atividades físicas' e os maiores itens de aderência foram para 'tomou os medicamentos do diabetes corretamente' e 'dieta saudável'.
CONCLUSÕES: A capacidade de autocuidado das mulheres portadoras de DM Tipo II apresentaram médias que estão acima do preconizado para um indivíduo saudável, este resultado está vinculado a fatores múltiplos, que merecem atenção dos profissionais de saúde quanto à proposição de programas de promoção de saúde no que tange a educação da população geral.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S2175-08582013000400004
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.