Autopercepção das condições alimentares de idosos usuários de próteses dentárias

Andressa Schmiedel, Denise Iek Bail, Ana Paula Dassie-Leite, Francine Marson Costa

Resumo


OBJETIVO: Verificar a autopercepção das condições alimentares de idosos usuários de próteses dentárias.

METODOLOGIA: Trata-se de estudo observacional, descritivo e transversal. Participaram 42 idosos, com faixa etária igual ou superior a 60 anos. Desses, 27 (64,3%) eram do sexo feminino e 15 (35,7%) do sexo masculino. A média de idade apresentada foi de 71,1 anos (±6,9 anos), todos frequentadores do Centro de Convivência de Idosos do Município de Irati - PR. Todos os idosos eram usuários de próteses dentárias parciais ou totais. Foi aplicado um protocolo de autopercepção alimentar, elaborado pelas pesquisadoras e o Índice de Determinação da Saúde Bucal Geriátrica (GOHAI) proposto por Atchison e Dolan (1990), traduzido e adaptado para utilização no Brasil por Silva e Castellanos Fernandes (2001).

RESULTADOS: No protocolo de autopercepção a maior parte dos idosos considerou sua alimentação como boa ou regular, preferindo alimentos de consistência pastosa. No protocolo GOHAI, a média entre todos os participantes estudados foi de 26,3, valor que sinaliza uma autopercepção ‘ruim’ das condições de saúde bucal relacionadas ao uso de prótese dentária.

CONCLUSÃO: Os idosos usuários de prótese dentária apresentam uma autopercepção realista quanto às condições de sua alimentação, tendo consciência da existência de alterações e da interferência do uso da prótese no processo alimentar.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S2175-08582013000400001

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr