Reabilitação para ganho de força muscular periférica e respiratória nos pacientes com DPOC: uma revisão sistemática

Laiza Sousa da Silva, Rhaquel da Silva Sousa, Baldomero Antonio Kato da Silva

Resumo


OBJETIVO: Avaliar os efeitos da reabilitação pulmonar no aumento da força muscular periférica e respiratória em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

MÉTODOS: Trata-se de uma revisão sistemática. A coleta de dados foi feita através das bases de dados Pubmed, SciELO, Embase, Cochrane CENTRAL, Scopus e base PEDro, adotando como critérios de inclusão: artigos randomizados que relatavam a respeito da reabilitação pulmonar para ganho de força muscular periférica e respiratória em pacientes com DPOC. Foram encontrados 881 artigos, sendo excluídas revisões sistemáticas, livros, relatórios políticos, editoriais, cartas ao editor, artigos de conferências, resumos e estudos duplicados e literatura cinzenta.

RESULTADOS: Foram selecionados nove artigos, publicados entre 2017 e 2022. Dos estudos, cinco constataram melhora da força muscular respiratória, dois identificaram melhora da força muscular periférica, e os outros dois tiveram melhora em ambos os aspectos. No geral, a reabilitação em pacientes com DPOC mostrou-se eficaz na melhora da capacidade funcional.

CONCLUSÕES: Os resultados reforçam a eficácia da reabilitação pulmonar no tratamento de pacientes com DPOC. A associação com terapias e protocolos alternativos possibilita melhores resultados e um incremento na percepção da qualidade de vida desses pacientes.


Palavras-chave


Força muscular; reabilitação; doença pulmonar obstrutiva crônica.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v15n0.16429

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr