Preditores cognitivos, funcionais e de depressão em relação à qualidade de vida em idosos na Atenção Primária em Saúde

Shayenne Silveira Rothermel, Sheila Gonçalves Câmara, Gabriela Peretti Wagner

Resumo


OBJETIVO: Avaliar se aspectos cognitivos, funcionais e emocionais possuem poder preditivo sobre a qualidade de vida (QV) em idosos atendidos na Atenção Primária em Saúde de Porto Alegre/RS.

MÉTODOS: Estudo transversal no município de Porto Alegre/RS. Participaram ao todo 118 idosos com idade ≥60 anos. Foram realizadas análises descritivas, correlações de Pearson e regressão linear.

RESULTADOS: A média de idade foi de 68,78 anos (DP=5,62). A percepção de saúde foi um preditor significativo da QV em todos os domínios analisados. Além dela, o domínio QV geral apresentou como preditora a avaliação das atividades básicas da vida diária (ADL); o domínio físico, a ADL e as atividades instrumentais de vida diária (IADL); o domínio psicológico, a ADL e atenção; o domínio meio ambiente, a linguagem escrita e as IADL; e, o domínio envelhecimento, a ADL e a escolaridade.

CONCLUSÕES: A cognição, a funcionalidade e os aspectos emocionais são capazes de predizer a QV em idosos, os quais devem receber atenção dos profissionais de saúde e demais autoridades, a fim de promover políticas públicas que contemplem essas características.

Palavras-chave


Qualidade de vida; idoso; saúde pública.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v15n0.16319

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr