Qualidade de vida de pacientes oncológicos

Thyara Maria Stanley Vieira Lima, Claudeneide Araujo Rodrigues, André Rodrigues Carvalho, Jueline da Silva Santos, Luana Gabrielle de França Ferreira

Resumo


OBJETIVO: Avaliar a qualidade de vida de pacientes oncológicos hospitalizados, caracterizando os domínios da qualidade de vida e verificando os fatores associados.

MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa do tipo transversal, observacional e quantitativa, realizada com pacientes com câncer internados em um hospital público de Teresina/PI. Foram coletados dados por meio de ficha elaborada sobre características sociodemográficas e clínicas e pelo instrumento genérico de avaliação da qualidade de vida WHOQOL-Bref. Foi realizada análise comparativa (Kruskal-Wallis) e foi considerado nível de significância de 5% (p<0,05).

RESULTADOS: Participaram da pesquisa 93 pacientes, 77,4% do sexo feminino, com média de idade de 50,6±15,6 anos e 57,0% eram do interior do Piauí. Quanto ao diagnóstico, 24,7% apresentaram diagnóstico de câncer de colo de útero. Além disso, 29,0% encontravam-se em pós-operatório. Quanto ao estadiamento, 39,8% estavam no estádio 1 mostrando que descobriram a doença precocemente. Na avaliação da qualidade de vida obteve-se na qualidade de vida geral, a média de 2,71. Verificou-se que os domínios mais comprometidos foram os domínios psicológico (média: 3,06) e físico (média: 3,13) e o mais preservado, o domínio meio ambiente (média: 3,40). Os pacientes em situação de pós-operatório apresentaram melhor condição de qualidade de vida geral (p=0,053) e domínio psicológico (p=0,044). Além disso, os pacientes oncológicos em estadiamento 1 apresentaram melhor situação nas relações sociais (p=0,013).

CONCLUSÕES: Os pacientes, de forma geral, tiveram pior percepção dos domínios psicológico e físico e melhor percepção do domínio meio ambiente. O estadiamento da doença e a situação de pós-operatório repercutiram na percepção da qualidade de vida.


Palavras-chave


Oncologia; hospitalização; qualidade de vida.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v15n0.16128

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr