Autoavaliação vocal de idosos
Resumo
OBJETIVO: Esta pesquisa teve como objetivo investigar como idosos autoavaliam a sua voz e verificar se a diferença em relação à idade e o sexo.
MÉTODOS: Participaram dessa pesquisa 54 idosos com idades entre 60 e 77 anos com média 65,96 (±4,24) anos, que responderam a três questionários de autoavaliação vocal o ESV, IDV 10 e o RAVI. Os dados foram analisados estatisticamente de modo descritivo e inferencial.
RESULTADOS: Os idosos apresentaram valores medianos de 9 no domínio total da ESV o que os classifica como vocalmente saudáveis, o questionário IDV10 apresentou mediana de 0, sendo que apenas 5,56% dos indivíduos apresentaram desvantagem vocal, já em relação ao questionário RAVI os idosos obtiveram uma mediana de 1 não indicando alterações vocais nessa população.
CONCLUSÕES: Os dados de autoavaliação vocal não indicaram queixas expressivas da maior parte dos idosos. Não houve correlação dos dados de autoavaliação com a idade dos idosos e não houve diferença significativa entre homens e mulheres.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbqv.v15n0.16118
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.