Dor crônica em universitários: parte 1: prevalência e fatores associados

Clara Vanessa de Farias Nery, Jueline da Silva Santos, Bruna Beatriz de Sousa Teixeira, Antonia Cristina Silva dos Santos, Thainara Machado Veras, Larissa Torquato de Carvalho, Fuad Ahmad Hazime

Resumo


OBJETIVO: Estimar a prevalência de dor crônica em universitários e avaliar possíveis fatores associados.

MÉTODOS: Estudo transversal descritivo e analítico. Estudantes de universidades públicas (n=2) e privadas (n=2) responderam a um questionário não estruturado para identificação de queixas de dores persistentes com características de cronicidade (³3 meses de duração) e clinicamente importantes (intensidade dor crônica ³4 – escala numérica de dor 0-10).

RESULTADOS: Atenderam aos critérios de seleção 702 universitários, e foram incluídos no estudo. A média de idade foi de 22,2 anos (DP=5,2 anos) com predominância do sexo feminino (n=465) e oriundos de instituições públicas (n=547). A maioria dos estudantes relataram queixas de dores (n=571), sendo 64% (n=450) com características temporais de cronicidade e 87,1% (n=392) relataram intensidades clinicamente relevantes (6,3±1,7). Foram identificados altos índices de absenteísmo (40,8%) e presenteísmo (56,9%) em decorrência de dores crônicas, principalmente na coluna lombar. A intensidade da dor foi significativamente maior nos estudantes do sexo feminino em relação ao masculino (6,5±1,7 vs 5,9±1,5). Idade, período do curso, tempo de dor e estratégia de ensino-aprendizagem não apresentaram associações significativas.

CONCLUSÕES: Estudantes universitários apresentam alta prevalência de dor crônica, mais frequente no sexo feminino e região lombar, com magnitudes clinicamente importantes. A população universitária apresenta alta taxa de absenteísmo e de presenteísmo relacionado às queixas de dor, porém sem associação da dor com a estratégia de ensino-aprendizagem.

 


Palavras-chave


Prevalência; dor crônica; estudante.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v14n0.15763

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr