Análise de um modelo de equações estruturais para relações múltiplas entre a prática de esportes e a satisfação psicológica nas aulas de educação física com indicadores de saúde em adolescentes

Vanilson Batista Lemes, Adroaldo Cezar Araujo Gaya, Anelise Reis Gaya

Resumo


OBJETIVO: Identificar se há relação entre a prática de esportes e a satisfação psicológica nas aulas de educação física (SATEFI) com indicadores de saúde comportamental autopercebida e física em um modelo de equações estruturais (MEE).

MÉTODOS: Estudo transversal, realizado com 230 meninos e 240 meninas (n=470) de 11 a 17 anos, em uma cidade do sul do Brasil. A prática de esporte, a SATEFI, os indicadores de saúde comportamental (tempo de sono, tempo de sedentarismo, qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS), dias/semana de atividade física, tempo de atividade física moderada e vigorosa em um dia) foram mensurados por questionários. O índice de massa corporal (IMC), indicador de saúde física, foi avaliado de acordo com o Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR). Avaliou-se a sustentação teórica/estatística do MEE de acordo com parâmetros de ajuste e de forças de relação.

RESULTADOS: O MEE indica associação positiva da prática de esportes com a SATEFI. O sono, dias/semana de atividade física e atividade física moderada e vigorosa se relacionam negativamente com o tempo de sedentarismo. O tempo de sedentarismo se correlaciona com menor QVRS. A QVRS se associa positivamente com a prática de esportes e fatores pessoais (sexo masculino; menores valores de IMC e idade). A SATEFI se associa indiretamente com a QVRS, sono, atividade física moderada e vigorosa, dias/semana de atividade física e tempo de sedentarismo reduzido.

CONCLUSÕES: A prática de esportes e a SATEFI se associam de forma positiva e preponderante com tempo de sono, atividade física moderada e vigorosa, menor IMC e menor tempo de sedentarismo. Essas relações benéficas à saúde foram mais fortes em adolescentes mais novos e no sexo masculino comparativamente ao sexo feminino.


Palavras-chave


Comportamento sedentário; exercício físico; sono; índice de massa corporal; qualidade de vida.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v14n0.14958

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr