Qualidade de vida dos pacientes de um Centro de Atenção Psicossocial no Rio de Janeiro

Renata da Conceição Silva Chaves, Arlinda Barbosa Moreno, Odaleia Barbosa Aguiar

Resumo


OBJETIVO: Avaliar os fatores sociodemográficos associados à qualidade de vida dos pacientes de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município do Rio de Janeiro.

MÉTODOS: Trata-se de um estudo observacional, exploratório, com 62 pacientes inscritos em um CAPS. Foram realizadas entrevistas para obter dados sociodemográficos e de qualidade de vida (através do WHOQOL-Bref). Dados clínicos foram coletados no registro em prontuários. Para a análise descritiva, foi calculada a média, o desvio-padrão (DP) e a distribuição de frequências. Para a associação foram utilizadas as diferenças de médias, testes estatísticos ANOVA e testes de χ2 (qui-quadrado), considerando o p0,05.

RESULTADOS: Os escores dos domínios do WHOQOL-Bref foram mais altos para homens, exceto o domínio relações sociais. Os escores dos domínios foram maiores entre aqueles que recebiam rendimentos relacionados ao programa vinculado à desinstitucionalização e que residiam em moradias alugadas ou pensões. Aqueles que residiam com amigos apresentaram melhores escores de qualidade de vida, com significância estatística em todos os domínios, exceto no domínio meio ambiente.

CONCLUSÕES: Os resultados deste estudo mostram que a maioria dos usuários do CAPS avaliados apresenta percepção favorável da sua qualidade de vida e as condições de saúde satisfatória. Em relação aos domínios, o psicológico foi o de maior escore. O benefício social se associou significativamente aos escores dos domínios físico, meio ambiente e relações sociais.


Palavras-chave


Qualidade de vida; esquizofrenia; transtornos mentais; saúde mental; serviços de saúde.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v14n0.14466

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr