Análise do comportamento de autocuidado de homens diagnosticados com Diabetes Mellitus Tipo II
Resumo
OBJETIVO: Verificar o comportamento de autocuidado em homens com Diabetes Mellitus tipo II, na cidade de Montes Claros/MG.
MÉTODOS: O presente estudo caracteriza-se por ser descritivo, do tipo corte transversal e de caráter qualitativo. A amostra foi constituída por 39 indivíduos portadores de Diabetes Mellitus tipo II, do sexo masculino, com faixa etária compreendida entre 40 e 60 anos. Trata-se de um estudo que abrangeu a avaliação sociodemográfica, antropométrica, da glicemia e do autocuidado. Como estratégia de coleta de dados foram aplicados questionários e realizados testes glicêmicos, que acompanharam a obtenção de medidas de peso, altura, circunferência da cintura e quadril.
RESULTADOS: Os resultados obtidos na avaliação clínica, o índice de massa corporal, a relação cintura-quadril, , bem como a glicemia, apresentaram médias que estão acima do preconizado em um indivíduo saudável.
CONCLUSÕES: O comportamento de autocuidado dos homens diagnosticados com Diabetes Mellitus Tipo II se encontra indesejável para atitudes indispensáveis no cuidado a esse tipo de doença, como a monitoração da glicemia e a realização de atividade física. Entretanto, quanto à alimentação e ao uso de medicamentos os resultados se mostram favoráveis.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S2175-08582013000200005
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.