Autopercepção da qualidade de vida associada a saúde bucal em idosos institucionalizados brasileiros

Raul Anderson Domingues Alves da Silva, Gabriel Maia Silveira, Paulo Goberlânio de Barros Silva, Walda Viana Brigido de Moura, Rômulo Rocha Regis, Ana Karine Macedo Teixeira

Resumo


OBJETIVO: Avaliar a autopercepção da qualidade de vida associada à saúde bucal (QVSB) e fatores associados em idosos institucionalizados de Fortaleza, Ceará.

MÉTODOS: Estudo transversal com 185 idosos institucionalizados de Fortaleza, Ceará. Foram realizadas entrevistas para traçar o perfil sociodemográfico, o autocuidado em saúde bucal, e a QVSB que foi medida através do Índice de Avaliação de Saúde Bucal Geriátrica (GOHAI). A saúde bucal dos idosos foi avaliada através de exames clínicos que mediram condições como: cárie dentária, doença periodontal, uso e necessidade de prótese e funcionalidade dentária. Os dados foram analisados através do Statistical Package for Social Sciences (SPSS), utilizando o teste qui-quadrado de Pearson ou o teste exato de Fisher, considerando um nível de significância de 5%.

RESULTADOS: Encontrou-se um alto valor para dentes cariados, perdidos e obturados CPO-D (28,9), alta necessidade de reabilitação oral superior (83,2%) e inferior (86,5%), alto percentual de edentulismo total (54,1%). A média de GOHAI foi 33,3±3,4 e 65,9% idosos apresentaram alta QVSB. Uma melhor QVSB esteve associada ao não uso de prótese superior (p=0,043); ausência de raízes expostas (p=0,004), de cárie de raiz (p=0,040); edentulismo (p=0,005); maior frequência de escovação dos dentes e gengivas (p=0,041).

CONCLUSÕES: A autopercepção da QVSB apresentou relação inversa com as condições de saúde bucal e relação direta com o autocuidado em saúde bucal.


Palavras-chave


Instituição de longa permanência para idosos; saúde do idoso; saúde bucal; autoimagem.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v14n0.14189

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr