A produção acadêmica brasileira sobre qualidade de vida no trabalho na engenharia de produção: um estudo bibliométrico dos artigos publicados nos anais do ENEGEP e SIMPEP no período 2010-2019
Resumo
OBJETIVO: Analisar a produção acadêmica da temática qualidade de vida no trabalho (QVT) nos anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP) e do Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP) no período 2010-2019.
MÉTODOS: O procedimento utilizado foi a bibliometria, técnica quantitativa e estatística utilizada para mensurar índices de produção e disseminação do conhecimento, assim como para acompanhar o desenvolvimento de áreas e temas científicos e os padrões de autoria, publicação e dos resultados dos estudos.
RESULTADOS: A análise revelou que 83 artigos tiveram como foco o estudo da QVT. Deste total, 59 foram publicados no ENEGEP e 24 no SIMPEP. Foi verificado que 231 pesquisadores e 48 instituições de todas as regiões do país publicaram pesquisas sobre o tema nos referidos congressos. As regiões Sul, Sudeste e Nordeste concentram a pesquisa desenvolvida sobre o tema. Entre as instituições, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é a mais produtiva. Entre os pesquisadores, 87,88% enquadram-se na categoria one-timers, 4,76% na categoria retirantes, 3,46% nas categorias entrantes e transientes e 0,43% na categoria continuantes. Os estudos ainda estão fortemente concentrados no setor universitário.
CONCLUSÕES: A produção científica sobre QVT tem espaço significativo na engenharia de produção. Em relação à aplicação da avaliação da QVT, o modelo de Walton é o mais utilizado.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbqv.v14n0.14056
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.