A produção acadêmica brasileira sobre qualidade de vida no trabalho na engenharia de produção: um estudo bibliométrico dos artigos publicados nos anais do ENEGEP e SIMPEP no período 2010-2019

Thales Botelho de Sousa, José Roberto Herrera Cantorani, Pedro Henrique de Oliveira

Resumo


OBJETIVO: Analisar a produção acadêmica da temática qualidade de vida no trabalho (QVT) nos anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP) e do Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP) no período 2010-2019.

MÉTODOS: O procedimento utilizado foi a bibliometria, técnica quantitativa e estatística utilizada para mensurar índices de produção e disseminação do conhecimento, assim como para acompanhar o desenvolvimento de áreas e temas científicos e os padrões de autoria, publicação e dos resultados dos estudos.

RESULTADOS: A análise revelou que 83 artigos tiveram como foco o estudo da QVT. Deste total, 59 foram publicados no ENEGEP e 24 no SIMPEP. Foi verificado que 231 pesquisadores e 48 instituições de todas as regiões do país publicaram pesquisas sobre o tema nos referidos congressos. As regiões Sul, Sudeste e Nordeste concentram a pesquisa desenvolvida sobre o tema. Entre as instituições, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é a mais produtiva. Entre os pesquisadores, 87,88% enquadram-se na categoria one-timers, 4,76% na categoria retirantes, 3,46% nas categorias entrantes e transientes e 0,43% na categoria continuantes. Os estudos ainda estão fortemente concentrados no setor universitário.

CONCLUSÕES: A produção científica sobre QVT tem espaço significativo na engenharia de produção. Em relação à aplicação da avaliação da QVT, o modelo de Walton é o mais utilizado.


Palavras-chave


Qualidade de vida no trabalho; engenharia de produção; ENEGEP; SIMPEP; bibliometria.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v14n0.14056

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr