Avaliação do impacto da deficiência na qualidade de vida de pessoas com deficiência visual

Guilherme Moreira Caetano Pinto, José Roberto Herrera Cantorani, Bruno Pedroso, Victoria Koziel Wanderbist, Vanessa de Fátima Bueno, Cláudia Fernanda Stadler

Resumo


OBJETIVO: Avaliar o impacto da deficiência na qualidade de vida (QV) de pessoas com deficiência visual que frequentam a Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual de Ponta Grossa (APADEVI/PG).

MÉTODOS: O instrumento WHOQOL-Dis foi aplicado, de forma assistida, em 31 pessoas cegas de uma associação de apoio ao deficiente visual no município de Ponta Grossa, Paraná. A análise dos dados foi realizada por meio de ferramenta para o cálculo dos escores e da estatística descritiva do WHOQOL-Bref disponibilizada em Pedroso et al. (2010). Para o módulo WHOQOL-Dis foi elaborada ferramenta similar, construída no Microsoft Excel, por meio da sintaxe do cálculo dos escores disponibilizada pelo grupo WHOQOL-Dis.

RESULTADOS: O domínio psicológico (68,89) apresentou o maior escore, e o menor foi do domínio meio ambiente (56,35). Quanto às facetas o maior escore foi da faceta espiritualidade/religião/crenças pessoais (78,33), e o menor foi impacto da deficiência (37,50). A faceta de autoavaliação da qualidade de vida obteve 68,75 pontos, e o domínio geral, calculado pela média entre os domínios, apresenta escore similar à faceta de autoavaliação geral da QV, com variação positiva de 5,39 pontos para a autoavaliação.

CONCLUSÕES: O impacto da deficiência apresenta-se como uma variável bastante significativa em relação à insatisfação com a QV. Neste contexto de insatisfação, os aspectos relacionados à discriminação e à inclusão também reforçam a percepção negativa dos respondentes a respeito da QV.


Palavras-chave


Qualidade de vida; WHOQOL-DIS; deficiência visual.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v14n0.13765

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr