Efeitos da meditação nos afetos e na autocompaixão de estudantes universitários: avaliação da qualidade metodológica de estudos observacionais

Caroline Kayasima, Paula Giovana Furlan

Resumo


OBJETIVO: Avaliar a qualidade metodológica de estudos randomizados, observacionais e de intervenção sobre os efeitos da prática da meditação nas emoções e na autocompaixão de estudantes universitários.

MÉTODOS: Revisão sistemática da literatura com avaliação da qualidade metodológica pelo instrumento Checklist Downs and Black. Levantamento nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) de artigos completos publicados entre 2013 e 2018, com os descritores: estudantes (students) E meditação (meditation) OU atenção plena (mindfulness). Incluídos os estudos que utilizaram os instrumentos: Positive and Negative Affect Schedule e/ou Self-Compassion Scale, os quais visam avaliar os afetos e a autocompaixão.

RESULTADOS: Foram selecionados 15 estudos, sendo a média geral de 17 pontos no Checklist. Dois estudos pontuaram mais que 20 pontos. Os principais fatores que acarretaram a diminuição da pontuação foram: não randomização, não descrição dos confundidores e dos eventos adversos, não ser estudo do tipo duplo cego. As pesquisas indicaram que a intervenção com meditação foi efetiva na diminuição de afetos negativos, melhora nos afetos positivos e autocompaixão em comparação aos grupos controle. Porém, os estudos apresentaram limitações relacionadas ao tempo de intervenção, amostra reduzida e não representativa.

CONCLUSÕES: Os estudos apresentaram satisfatória qualidade metodológica, considerando a sua natureza para a pontuação. Ressalta-se a escassez de estudos brasileiros e pesquisas qualitativas sobre o assunto.

Palavras-chave


Meditação; estudantes; saúde mental; afeto; revisão.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v14n0.13430

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr