Avaliação da qualidade de vida de estudantes universitários brasileiros: uma revisão bibliométrica

Vitor Lisboa da Costa, Selma Rodrigues de Castilho

Resumo


OBJETIVO: Analisar publicações que abordam a qualidade de vida (QV) de estudantes universitários brasileiros.

MÉTODOS: Trata-se de uma revisão bibliográfica, com análise bibliométrica. A coleta de dados foi realizada em três bases de dados, Pubmed, Scielo e LILACS, no período de 2004 até outubro de 2018, adotando-se como critérios de inclusão estudos que tivessem sido realizados com estudantes universitários brasileiros, no todo ou em parte, que envolvessem informações sobre sua QV. Foram excluídos da análise revisões bibliográficas sobre o tema e estudos que utilizaram instrumentos de análise de QV específicos para uma dada população ou doença.

RESULTADOS: Foi obtido um total de 36 artigos. A maioria continha entre quatro e oito autores, foram publicados a partir de 2013 em revistas nacionais, utilizando estudos transversais. Grande parte dos estudos se concentraram no Sudeste, analisando a QV de estudantes de medicina e de enfermagem e utilizando como instrumento principal o WHOQOL-bref.

CONCLUSÕES: Os resultados mostram que, de modo geral, há diminuição da QV dos estudantes no final do curso quando comparados com os do início, além de mulheres apresentarem menor QV.


Palavras-chave


Qualidade de vida; estudantes; Brasil.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v14n0.13231

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr