Qualidade de vida no trabalho em uma instituição de ensino catarinense

Ademir Adão Alexandre, Fernanda de Oliveira Meller, Micaela Rabelo Quadra, Antônio Augusto Schäfer

Resumo


OBJETIVO: Avaliar a qualidade de vida e seus fatores associados entre funcionários de uma instituição de ensino de Criciúma, Santa Catarina.

MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal, realizado com 225 funcionários de uma instituição de ensino com nível fundamental, médio e superior, da cidade de Criciúma/SC. O desfecho qualidade de vida foi avaliado através dos quatro domínios de acordo com o WHOQOL-Bref. Para a associação entre a qualidade de vida e as variáveis de exposição estudadas (sexo, idade, cor da pele, estado civil, escolaridade, renda, estado nutricional e sono) foi utilizado teste t para amostras independentes e análise de variância, seguida do teste de Bonferroni.

RESULTADOS: A média de idade da amostra foi de 40,2 anos (±11,0), com predominância do sexo feminino (63,1%). Funcionários do sexo masculino apresentaram maiores médias para os domínios físico e meio ambiente comparados aos do sexo feminino. Aqueles que recebiam, pelo menos, 5 salários mínimos tiveram maiores médias nos domínios físico, psicológico e meio ambiente quando comparados aos que recebiam de 1 a 2 salários mínimos.

CONCLUSÕES: A população estudada está exposta a fatores potenciais para redução da qualidade de vida. O sexo e a remuneração do indivíduo demonstraram ter relação com sua qualidade de vida.


Palavras-chave


Saúde do trabalhador; qualidade de vida; saúde pública.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v14n0.13222

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr