Transtornos mentais comuns em professores de uma cidade do sul do Brasil
Resumo
OBJETIVO: Verificar a prevalência de transtornos mentais comuns (TMCs) e sua associação com variáveis sociodemográficas, comportamentais e de saúde em professores de um pequeno município da região sul do Rio Grande do Sul.
MÉTODOS: Foi realizado um estudo transversal do tipo censo com professores de todas as escolas de Morro Redondo, com exceção da escola de educação infantil. Foi utilizado um questionário sociodemográfico e para verificar a ocorrência de transtornos mentais comuns foi utilizado o Self-Reporting Questionnaire - SRQ-20. Foram realizadas análises descritivas de todas as variáveis e análises bruta e ajustada através da regressão de Poisson.
RESULTADOS: Participaram do estudo 73 professores, sendo 76,7% do sexo feminino, com idade média de 43,3 anos (DP=10,7 anos). A prevalência de TMCs entre os docentes foi de 11,0%. Professores do sexo masculino e que consideraram sua saúde como muito boa ou excelente não apresentaram TMCs. Tanto na análise bruta quanto na análise ajustada não foi encontrada qualquer associação estatisticamente significativa entre as variáveis independentes em estudo com os TMCs.
CONCLUSÕES: A prevalência de TMCs encontrada entre os professores é importante visto que pode refletir na saúde geral e em sua atuação profissional.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/rbqv.v14n0.12844
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