Transtornos mentais comuns em professores de uma cidade do sul do Brasil

Christine Vieira Spieker, Vítor Häfele, Marcelo Cozzensa da Silva

Resumo


OBJETIVO: Verificar a prevalência de transtornos mentais comuns (TMCs) e sua associação com variáveis sociodemográficas, comportamentais e de saúde em professores de um pequeno município da região sul do Rio Grande do Sul.

MÉTODOS: Foi realizado um estudo transversal do tipo censo com professores de todas as escolas de Morro Redondo, com exceção da escola de educação infantil. Foi utilizado um questionário sociodemográfico e para verificar a ocorrência de transtornos mentais comuns foi utilizado o Self-Reporting Questionnaire - SRQ-20. Foram realizadas análises descritivas de todas as variáveis e análises bruta e ajustada através da regressão de Poisson.

RESULTADOS: Participaram do estudo 73 professores, sendo 76,7% do sexo feminino, com idade média de 43,3 anos (DP=10,7 anos). A prevalência de TMCs entre os docentes foi de 11,0%. Professores do sexo masculino e que consideraram sua saúde como muito boa ou excelente não apresentaram TMCs. Tanto na análise bruta quanto na análise ajustada não foi encontrada qualquer associação estatisticamente significativa entre as variáveis independentes em estudo com os TMCs.

CONCLUSÕES: A prevalência de TMCs encontrada entre os professores é importante visto que pode refletir na saúde geral e em sua atuação profissional.


Palavras-chave


Transtornos mentais; Docentes; Educação; Saúde do trabalhador.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v14n0.12844

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr