Efeitos dos treinamentos de alta e de baixa intensidade da musculatura inspiratória na qualidade de vida de indivíduos com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) grave e desnutridos

Guilherme Rodrigues Oliveira, Guilherme Rocha Pardi, Renata Franzon Bonatti, Leonardo Rodrigues de Oliveira, Maurício Jamami, Gualberto Ruas

Resumo


OBJETIVO: Analisar efeitos do treinamento da musculatura inspiratória (TMI) na qualidade de vida (QV) de indivíduos com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) grave e desnutridos.

MÉTODOS: Trata-se de um estudo clínico randomizado, cego, controlado e longitudinal. Foram avaliados 32 homens, divididos igualmente em dois grupos: G1, submetido ao TMI de alta intensidade e, G2, submetido ao de baixa intensidade, ambos durante 12 semanas. Avaliações do grau de dispneia, prova de função pulmonar, pressão inspiratória máxima (PImáx), distância percorrida (DP), Saint George Respiratory Questionnaire (SGRQ) e mobilidade diafragmática (MD) foram realizadas no pré-TMI, na 12ª semana de treinamento e na 24ª semana pós-TMI.

RESULTADOS: Após 12 semanas de TMI, G1 apresentou aumentos significativos de ventilação voluntária máxima (VVM), PImáx, DP e MD, além de diminuição na escala Medical Research Council modificada (MRCm) e das porcentagens do SGRQ, que se mantiveram após 12 semanas do encerramento do treinamento. G2 apresentou o mesmo comportamento do G1 em 12 semanas de treinamento, porém, na 24ª semana pós-TMI, os valores de VVM, MRCm e MD voltaram aos iniciais, de PImáx e DP apresentaram abaixo da avaliação inicial e das porcentagens do SGRQ aumentaram significantemente. Na análise intergrupo da 12ª semana, G1 apresentou valores maiores de VVM, PImáx, DP e MD e valores menores nas porcentagens do SGRQ do que G2. Na 24ª semana, G2 apresentou valores menores de VVM, PImáx, DP e MD e maiores de MRCm e das porcentagens do SGRQ do que G1.

CONCLUSÕES: Tanto TMI de alta, quanto de baixa intensidade proporcionaram melhora da QV dos indivíduos com DPOC grave e desnutridos, mas somente o treinamento de alta intensidade apresentou efeitos benéficos a longo prazo.


Palavras-chave


Doença pulmonar obstrutiva; Desnutrição; Qualidade de vida.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v12n4.12276

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr