Análise do estilo de vida e estado de humor dos árbitros de futsal paranaenses

Murilo Luiz Burim, Arli Ramos de Oliveira

Resumo


OBJETIVO: Caracterizar os árbitros de futsal paranaenses participantes de etapas finais de competições nas Divisões A e B dos torneios masculinos e femininos dos Jogos Abertos do Paraná e dos Jogos da Juventude do Paraná, quanto aos parâmetros socioeconômicos, ao estilo de vida e ao estado de humor pré e pós-competição.

MÉTODOS: Participaram 25 árbitros (média de 39,2±8,4 anos). Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: questionários de caracterização; Critério Brasil 2018; Perfil do Estilo de Vida; e Escala de Humor de Brunel. Para análise, utilizou-se de estatística descritiva e inferencial, Wilcoxon para dados pareados e correlação de Pearson (p≤0,05).

RESULTADOS: A amostra foi composta por 72% de árbitros de quadra e 28% de anotadores/cronometristas. A maioria (72%) atuava somente nas competições estaduais, 24% também em competições nacionais e 4% em competições estaduais, nacionais e internacionais. O índice de massa corporal (IMC) médio foi de 29±4,4 kg/m². O item Frutas e hortaliças do componente Alimentação obteve a menor média observada (0,84). Anotadores/cronometristas apresentaram queda média de 4,7 para 2,4 pontos nos níveis de tensão na competição. Árbitros do quadro nacional e internacional apresentaram os melhores índices de Estilo de Vida quanto à Atividade física (6,1) e Comportamento preventivo (6,7). Há maior preocupação de Controle do estresse dos árbitros de quadra (6,1) comparado aos anotadores/cronometristas (3,9).

CONCLUSÕES: Os aspectos com maior necessidade de atenção identificados foram o IMC e a alimentação. Os árbitros demonstram consciência da importância da atividade física e comportamento preventivo como parte do estilo de vida.


Palavras-chave


Esporte; Qualidade de vida; Saúde mental.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v13n0.12023

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr