Saúde e percepção de qualidade de vida de mulheres que frequentam grupos do Núcleo Ampliado de Saúde da Família em Paranaguá/PR

Tainá Ribas Mélo, Vanessa de Oliveira Lucchesi, Evaldo José Ferreira Ribeiro Junior, Marcos Claudio Signorelli

Resumo


OBJETIVO: Verificar se a percepção de qualidade de vida (QV), pelo Short Form Health Survey (SF-12), é compatível com as queixas para encaminhamento de mulheres adultas e idosas atendidas em atividades coletivas pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) de Paranaguá.

MÉTODOS: Foram avaliadas 50 mulheres com idade entre 20 e 84 (51,4±13,4) anos participantes do NASF, o qual conta com atividades corporais, mnemônicas e de linguagem. Foi aplicado o questionário SF-12, que apresenta dimensões de análise de QV em relação à saúde física e mental, tendo como pontos de corte os valores de 50 para o componente físico e 42 para o componente mental.

RESULTADOS: Com base em seus prontuários ao início no programa, observou-se que 58% apresentava queixa de dores corporais e 38% não apresentavam queixas. Ao aplicar o SF-12, verificou-se que 89% das participantes percebiam-se em condições físicas insatisfatórias e 40% das mulheres avaliadas perceberam-se em condições mentais insatisfatórias.

CONCLUSÕES: Os resultados demonstram que a utilização de instrumentos pré-estruturados, como o SF-12, auxilia muito o diagnóstico inicial por profissionais da saúde. Os questionários provavelmente extrapolam alguma barreira imposta involuntariamente na anamnese que impediu de relatarem problemas no âmbito físico e mental.


Palavras-chave


Saúde da mulher; Atenção primária à saúde; Qualidade de vida.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v12n3.11070

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr