Perfil e comportamento do consumidor de bromélias: orientação a produção rural

Adilson Anacleto, Anna Paula de Araujo Bornancin

Resumo


As bromélias no litoral do Paraná, tem a sua exploração comercial associada as comunidades socialmente vulneráveis, porém, pouco se sabe sobre os desejos dos consumidores, neste contexto, apresenta-se o resultado da avaliação sobre a influência do composto de marketing no comportamento do consumidor de bromélias, visando subsidiar o estabelecimento de ações no campo para o fortalecimento da cadeia produtiva. Para que os objetivos fossem alcançados, foi realizada pesquisa exploratória-descritiva, entre julho de 2016 e fevereiro de 2017, junto a 150 consumidores de bromélias. Identificou-se o gênero feminino como consumidor majoritário (n=80), que efetuavam em média 3,62 compras por ano, com tendência a elevação no consumo, a medida que avançavam a escolaridade e renda. O estudo mostrou ainda, que apesar do consumidor estar satisfeito com as bromélias como plantas ornamentais a expectativa não é atendida especialmente em relação ao preço classificado como elevado. Conclui-se que devem ser reavaliadas as formas de produção no campo, o número de espécies priorizando as mais desejadas pelos clientes. A orientação dos varejistas aos produtores pode criar um ambiente colaborativo, ampliando a eficiência da produção no campo, e dos níveis de satisfação do consumo, fortalecendo a cadeia produtiva de bromélias no litoral do Paraná.


Palavras-chave


Comércio de flores; agronegócio; plantas ornamentais; floricultura; litoral do Paraná

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbpd.v7n1.7055

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr