Perfil de estratégias de inovação das empresas do setor alimentício: Um estudo amostral no Município de Ponta Grossa/PR
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo revisar a literatura que conceitua a competitividade, estratégia e inovações tecnológicas e determinar quais são as estratégias de inovação utilizada pelas empresas, a partir de um diagnóstico de inovação das pequenas e médias empresas atuantes no setor alimentício do município de Ponta Grossa, Paraná, a partir da metodologia desenvolvida por Reis e Reis Neto (2010) A questão norteadora indagou quais as estratégias utilizadas no setor alimentício de Ponta Grossa, Paraná. As estratégias do modelo foram: Ofensiva, Defensiva, Dependente e Imitativa. A amostra se constituiu de 22 empresas que aceitaram participar do processo de forma voluntária. Concluiu-se que a maioria das empresas do município caracterizam-se por adotarem principalmente estratégia imitativa de inovação, e para reverter esse cenário, muitas mudanças deverão ser realizadas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbpd.v5n1.3894
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.