Perfil de estratégias de inovação das empresas do setor alimentício: Um estudo amostral no Município de Ponta Grossa/PR

Marilisa do Rocio Oliveira, Nilda Tanski, Eliane de Fátima Rauski, Laurindo Panucci-Filho

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo revisar a literatura que conceitua a competitividade, estratégia e inovações tecnológicas e determinar quais são as estratégias de inovação utilizada pelas empresas, a partir de um diagnóstico de inovação das pequenas e médias empresas atuantes no setor alimentício do município de Ponta Grossa, Paraná, a partir da metodologia desenvolvida por Reis e Reis Neto (2010) A questão norteadora indagou quais as estratégias utilizadas no setor alimentício de Ponta Grossa, Paraná. As estratégias do modelo foram: Ofensiva,      Defensiva,        Dependente e Imitativa. A amostra se constituiu de 22 empresas que aceitaram participar do processo de forma voluntária. Concluiu-se que a maioria das empresas do município caracterizam-se por adotarem principalmente estratégia imitativa de inovação, e para reverter esse cenário, muitas mudanças deverão ser realizadas.


Palavras-chave


Estratégias de Inovação, setor alimentício, diagnóstico de inovação.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbpd.v5n1.3894

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr