Dificuldades e potencialidades para a elaboração de um planejamento estratégico situacional na educação

Carla Cristina Biazi Lorenzi, Hilda Maria Gonçalves da Silva

Resumo


Este artigo tece considerações sobre a importância da construção de um Planejamento Estratégico Situacional na educação. O recorte do estudo é o Instituto Federal de São Paulo e suas potencialidades e fraquezas para levar a termo esse tipo de planejamento. Inicialmente, trazemos uma contextualização do conceito de planejamento e da história dos Institutos Federais. Em seguida, fazemos uma apresentação do Instituto Federal de São Paulo, suas principais finalidades, bem como, sua missão, visão e valores. Por fim, discutimos a concepção do Planejamento Estratégico Situacional à luz dos estudos de Carlos Matus (1991). Foi possível verificar, por meio deste trabalho, a identificação da estrutura organizacional do Instituto Federal de São Paulo com o Planejamento Estratégico Situacional, com potencialidades importantes para a construção de um planejamento que exige a participação dos diferentes agentes públicos envolvidos. O trabalho demonstrou, ainda, que o Planejamento Estratégico Situacional pode ser uma valiosa ferramenta de planejamento educacional.


Palavras-chave


Planejamento educacional; Planejamento Estratégico-Situacional; Institutos Federais

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DOI: 10.3895/rbpd.v12n3.15290

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