A gastronomia como instrumento de desenvolvimento socioeconômico e do turismo de Minas Gerais: uma revisão sistemática

Altair Nogueira Canela, Suelen Daiana Oliveira Canela, Rita de Cássia Ribeiro Carvalho, Eliel Alves Ferreira, Eduardo Meireles

Resumo


A gastronomia é um campo rico que se relaciona com o turismo, marketing, criatividade, cultura, desenvolvimento regional e políticas públicas econômicas. O objetivo deste estudo foi avaliar a importância da gastronomia para a sociedade, turismo e economia do estado de Minas Gerais. Foi realizado uma revisão sistemática de artigos publicados sobre o tema, através das plataformas Google Scholar e Periódicos CAPES. Os artigos foram selecionados pelo critério de elegibilidade utilizando-se os artigos que contivessem no título, resumo, palavras-chave ou conteúdo uma ou mais das expressões pesquisadas, bem como pela leitura dos resumos, buscando-se os estudos que tratavam da temática da gastronomia desenvolvidas no estado de Minas Gerais. Os textos foram analisados seguindo métodos de análises de conteúdo. Os resultados demonstraram que os estudos relacionam estratégias de desenvolvimento de uma região considerando os vários agentes locais de produção e as características inerentes do meio físico e socioeconômico. Conclui-se a necessidade de planejar o desenvolvimento gastronômico e turismo regional para criar oportunidades de negócio para empreendedores e comunidade.


Palavras-chave


Políticas Públicas; Desenvolvimento territorial; Turismo Gastronômico; Gastronomia Mineira; Empreendedorismo Gastronômico.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbpd.v11n3.14467

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr